Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica adotada pela Espaço do Saber é orientada pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para cada área de conhecimento, existe um conjunto de orientações que visa atender a concepção construtivista da Escola, tendo como eixo de ensino a formação de um cidadão autônomo e participativo.

O modelo pedagógico adotado é a Rede Cristã de Educação, que auxilia a criança a dar os primeiros passos na formação de sua cosmovisão a partir de um ensino cristão. Dentro desta perspectiva, o sistema busca desenvolver no aluno a vivência em diferentes tipos de linguagem – oral, escrita, simbólica, visual, tátil, pictórica, entre outras – e, desse modo, proporcionar condições para que possa se expressar, bem como se comunicar de diversas maneiras com o mundo que o cerca.

A prática educativa da Escola Espaço do Saber não se preocupa apenas com a formação intelectual da criança, mas também com a formação do seu caráter. Cada criança tem um contexto diferente onde as várias questões de ordem afetiva, cognitiva, física e pessoal são levadas em consideração. As habilidades mentais são importantes, mas o SER que as usa é mais importante ainda. Assim, esta formação de caráter é feita através de um diálogo constante e apaixonado sobre a prática dos valores cristãos, cujos participantes são os colaboradores institucionais, representados pelos professores, diretores, pais e alunos.

Ao mesmo tempo em que enfatiza a necessidade de disciplina, trabalha também com o conhecimento construído a partir da interação do aluno com o meio sociocultural, desenvolvendo a capacidade criativa de resolução de problemas, do questionamento de opiniões, do pensamento lúdico e coerente e do diálogo estimulante aplicado na vida cotidiana.

A Espaço do Saber procura o mais alto padrão de excelência na transmissão dos conteúdos através de constante investimento em tecnologia e de permanente autocrítica e avaliação de resultados, num processo de melhoria contínua.

Assumimos abertamente a nossa fé nos valores expostos na Bíblia e procuramos aplicá-los na prática da Escola em todos os níveis.