Atividades

O QUE NOSSAS CRIANÇAS FAZEM

A Escola Espaço do Saber acredita que o momento da refeição deve ser alegre e com espírito de partilha. Por isso, toda a alimentação é fornecida pela escola. Para garantir um cardápio variado e equilibrado, contamos com uma nutricionista que acompanha o preparo e o momento de servir as refeições para os alunos. Desta forma as refeições são preparadas em porções ideais, que fornecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento corpóreo e intelectual de cada criança.

Optamos sempre por servir alimentos frescos e pouco processados, como carnes, verduras, legumes, cereais e sucos naturais. Sabendo da influência social na escolha do que comemos, criamos a “dia da fruta”, quando cada aluno traz de casa a variedade favorita e partilha com os colegas, criando um bom estímulo para o consumo regular desse tipo de alimento.

Ritmo

O ritmo, além dos movimentos do corpo, trabalhará a percepção sensorial motora da criança.

Melodia

A melodia, se trabalhada por canções que tenham um bom vocabulário, ajuda a desenvolver a fala, a rapidez de raciocínio e o poder de concentração da criança

Harmonia

Por outro lado, cantar e tocar instrumentos simples, ao mesmo tempo faz com que as crianças busquem a harmonização sonora, o que contribui para a sociabilização do grupo, por conta de um interesse que é comum a todos. Ouvir música depende dos cinco sentidos humanos, um estímulo que se dá pela incorporação dos elementos rítmicos e sonoros.

É importante destacar que explorar som, ritmo, melodia, harmonia e movimento irá significar a descoberta e a vivência da riqueza de sons e movimentos que são produzidos a partir do corpo de cada um. Sons que podem ser inventados ou ainda produzidos pelo ser humano e por outros elementos da natureza, vivos ou não. Ao longo da atividade de musicalização, esse processo se sofistica, levando a atividades criadoras musicais, e à prática rítmica partindo das palavras. Durante as aulas de musica podemos ter momentos de relaxamento e de euforia, momentos de descobertas externas e internas mas sempre atividades de grande alegria.

A vida intensamente urbana faz com que as pessoas percam conceitos e valores relacionados à terra. A Espaço do Saber acredita que o cuidado com a natureza influencia diretamente na relação das crianças com o mundo onde vivem. Por meio do contato com a terra, é possível assimilar conceitos como a semeadura e a colheita, transcendendo seu significado literal: aquilo que fazemos hoje (o semear) trará resultados amanhã (os frutos).

Por essa razão, temos uma parceria com o Ecolocal, projeto de educação ambiental e sustentabilidade, que visa aprendizado, integração e produtividade junto à natureza. O Ecolocal é parceiro de nossa Horta Escolar, que desperta e conscientiza nossos alunos sobre o respeito à natureza e o consumo de alimentos saudáveis, plantados e colhidos pelas pequenas mãos das crianças.

Onde é possível reunir simultaneamente conceitos de matemática, química, higiene, biologia, linguagem e lógica? Na cozinha.

Onde podemos explorar culturas e viajar para outros países ou regiões do nosso país sem sair da escola? Na gastronomia!

Pensando nisso, a Espaço do Saber oferece a oportunidade de seus alunos participarem da execução de receitas mundialmente e regionalmente conhecidas, elaboradas pelo nosso chef de cozinha Robson Marques e, dessa forma, iniciarem o aprendizado interdisciplinar sobre proporção, quantidade, cuidado com os alimentos, cultura regional e mundial, entre outros.

Envolver as crianças na preparação das refeições desperta o interesse por uma alimentação mais equilibrada e saudável e pode ser uma boa oportunidade para introduzir diferentes alimentos no cardápio do dia a dia.

Nesta atividade trabalhamos artes cênicas, música e também literatura, tudo liderado por um professor de teatro. Queremos despertar em nossos alunos o prazer pelos livros e o teatro, fazendo encenações, onde eles mesmos são os atores, trazendo vida aos livros de uma maneira cinestésica e muita divertida.

O esporte, enquanto atividade física, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social e emocional das crianças. A partir de suas regras, as crianças conseguem compreender formas de relacionarem-se com os outros, trocando experiências e ajudando uns aos outros.

A prática esportiva infantil diminui o estresse e pode ajudar no tratamento e prevenção de problemas respiratórios, cardíacos e posturais. Isso porque, a partir da prática de esportes, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento da coordenação motora, sendo cotado, inclusive, como agente melhorador na escrita, uma vez que permite relações mais eficientes com os objetos e limites materiais (como o lápis e a folha de papel).

Vale ressaltar que a prática de esportes ensina nossos filhos a um estilo saudável de vida!

O Balé nesta faixa etária tem muitas vantagens entre elas gostaríamos de destacar:

  • Desperta paixão pela dança, uma das mais belas expressões humanas

  • Desenvolve confiança e combate a timidez

  • Muitas habilidades sociais são adquiridas, sobretudo o trabalhar em equipe

  • Aumenta a capacidade de concentração e foco

  • Beneficia a saúde física, refina a coordenação motora e fortalece músculos e ossos

  • Contribui para educação e Diverte!

A prática bem orientada do Judô proporciona:

  1. Disciplina: seguir um conjunto de regras desta modalidade esportiva

  2. Respeito: entre os fundamentos do judô, o respeito é norma de conduta importante

  3. Condicionamento Físico: sem perceber os alunos trabalham muito seu condicionamento durante as aulas

  4. Técnica, com o passar das aulas, muitas técnicas são adquiridas e ficam para toda vida

  5. Melhora na coordenação motora, é fundamental proporcionar na infância experiências que desenvolvam plenamente as habilidades motoras

Design Thinking é pensar como um designer. Ele não é uma metodologia, mas uma forma de abordagem. Ele auxilia em uma imersão mais profunda e no entendimento de padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade e solução de problemas.

Independentemente do trabalho, exige-se o uso da reflexão e a livre expressão do pensamento. Nestas aulas, propomos problemas e estimulamos a encontrarem soluções. Crianças são criativas e isso estimula ainda mais o raciocínio e o trabalho em equipe, visto que a solução é debatida em sala de aula, sempre usando as ideias trazidas pelos próprios alunos. Algumas destas soluções propostas são levadas a experiência pratica.

No futuro nossos alunos terão a maior capacidade para encontrar clareza em meio a dificuldades!

Portal do Aluno